Outros problemas

urológicos

Estenose de JUP (junção ureteropélvica)

A estenose da junção ureteropélvica consiste no estreitamento de uma parte do ureter, o canal entre o rim e a bexiga. É um problema que ocorre ao nascer, em grande parte dos pacientes, mas há casos que se desenvolvem apenas na vida adulta.

A junção do ureter com o rim é chamada "junção ureteropélvica" e quando estreitada causa dificuldade para o fluxo normal da urina produzida pelo rim, gerando dilatação da unidade renal e, eventualmente, cólica renal.

A correção do problema é possível através da videolaparoscopia na qual a área doente é identificada e corrigida.

O que é HPB (Hiperplasia Benigna da Próstata)?

A próstata é um órgão reprodutor responsável pela produção de substâncias que compõem o esperma e permitem a reprodução humana. Está localizada na pelve do homem, imediatamente abaixo da bexiga e à frente do reto (intestino). Por dentro da próstata passa a uretra, o canal que comunica a bexiga até desembocar na extremidade do pênis e que é responsável pela passagem da urina.

Com o envelhecimento masculino ocorre, de forma natural, o crescimento do volume da próstata. A consequência é a compressão da uretra e a diminuição do fluxo da urina causando sintomas urinários como aumento das idas ao banheiro, dificuldade de esvaziar a bexiga, jato de urina fraco, gotejamento urinário, urgência para ir ao banheiro e aumento da micção durante o período de sono.

O tratamento da HPB depende dos sintomas, podendo ser feito apenas com medicações ou nos casos indicados, tratado com procedimentos cirúrgicos. Os tratamentos da próstata são realizados pela equipe de urologistas da UROMED especialistas em próstata, urologistas em Florianópolis, SC.

Próstata normal, ao centro em marrom. Ilustração UroWeb.

Próstata aumentada (HPB)

ao centro. Ilustração UroWeb.

Copyright © 2019 EndoUro

contato@endouro.com.br

Diretor Técnico Médico - Dr. Waltamir Horn Hulse - CRM/SC 4265