Cirurgia Minimamente Invasiva

Laparoscopia

para cistos renais e outros

O que é videolaparoscopia?

Cirurgias por "video" são técnicas que utilizam videocâmeras para que o cirurgião enxergue o local a ser operado. A videolaparoscopia, portanto, consiste no método cirúrgico que permite a manipulação cirúrgica da cavidade abdominal sem a necessidade de grandes incisões.

Através desta técnica, pequenos orifícios realizados na barriga permitem a colocação de uma câmera e duas ou mais pinças dentro do abdome, de forma que procedimentos como retirada do apêndice inflamado, remoção de vesícula com cálculos, ressecção de cistos renais volumosos ou correção de defeitos do rim e do ureter.

No lugar do bisturi e das tesouras tradicionais, foram desenvolvidas pinças especiais com capacidade de preensão das estruturas, cauterização dos vasos sanguíneos e cortes sem sangramento que minimizam a perda de sangue e tornam o procedimento mais rápido, diminuindo o tempo de anestesia.

As cirurgias por video não apenas são menos agressivas ao organismo por dispensarem grandes incisões cirúrgicas, como também permitem uma recuperação pós-operatória mais rápida e com menos repercussão estética. Além disso, para o cirurgião, possibilita uma visão mais aguçada da área a ser operada, pois além de exibirem uma imagem em alta resolução, as câmeras possibilitam a ampliação da imagem em até 16 vezes.

Videolaparoscopia para cistos renais.

Antes do advento da cirurgia por vídeo, os cistos renais volumosos eram tratados apenas por aspiração através de agulha, tal técnica tem como grande desvantagem a alta taxa de reincidência dos cistos. Atualmente a aspiração por agulha é reservada para poucos casos, sendo a maioria dos pacientes submetida a procedimentos videolaparoscópicos.

Os cistos tem seu conteúdo esvaziado e parte de sua parede removida, desta forma a chance de recidiva é mínima e a melhora dos sintomas, imediata. Também é possível enviar o material removido para análise anatomopatológica, o que permite a completa avaliação do problema, não restando dúvidas quanto à sua benignidade. Esta tecnologia está disponível com nossa equipe de urologistas em Florianópolis, SC.

Copyright © 2019 EndoUro

contato@endouro.com.br

Diretor Técnico Médico - Dr. Waltamir Horn Hulse - CRM/SC 4265