Buscar
  • Marcelo Schneider Goulart

Dor no testículo, o que pode ser?

Dores no testículo são queixas frequentes e ocorrem naturalmente na vida dos homens, mas casos persistentes ou intensos devem ser investigados, pois há inúmeras doenças que se manifestam dessa forma. Abaixo resumimos as principais.





1. Orquiepididimite, a infecção do testículo.

A causa mais comum de dor intensa, inchaço, calor e vermelhidão dos testículos é a infecção do órgão por bactérias ou pelo vírus da caxumba. Assim como na infecção urinária, os germes penetram no sistema genito-urinário até se desenvolverem no testículo ou no epidídimo, um órgão anexo. Como qualquer infecção, após o diagnóstico, antibióticos são necessários, além de repouso e gelo.


2. Torção testicular, uma emergência.

Embora seja mais comum em adolescentes, pode ocorrer em qualquer idade. Em virtude de uma mal fixação congênita do polo inferior do testículo, o mesmo pode torcer espontaneamente sobre seu cordão arterial causando a falta de sangue conhecida como isquemia, neste momento haverá uma dor súbita e intensa. Não sendo destorcido em tempo o paciente pode perder o testículo.


3. Dor neuropática, o problema de coluna.

Muitas dores relacionadas à irritação de um nervo, chamada neuropática, podem acometer o testículo em resposta à piora de um problema de coluna, tal como hérnias de disco, contratura muscular, etc. Nesse caso a dor tende a ser do tipo desconforto e ocorre nos dias seguintes a uma atividade física fora da rotina.


4. Cálculo ureteral, uma pedra impactada no canal do rim.

Cálculos urinários nem sempre causam cólicas renais, algumas vezes eles podem ficar impactados no ureter sem causar obstrução da urina, nesses casos, ao invés das famosas cólicas o quadro clínico pode ser desejo constante de urinar e dor no testículo em fisgadas.


5. Varicocele, as varizes do testículo.

Um quinto dos homens possuem varizes no testículo e não sabem, tais varizes não causam sintomas e podem não precisar de tratamento. Em alguns pacientes, como naqueles que praticam atividades físicas intensas e trabalho pesado, a varicocele pode causar dor em peso ao final do dia.


7. Tumor testicular, o testículo duro.

Embora tumores testiculares não costumam doer, eles podem se manifestar com aumento e endurecimento do órgão e isso gera incômodo. A grande maioria dos tumores testiculares tem cura, mas precisam ser diagnosticados com celeridade.


8. Cistos de epidídimo, bolhas de líquido.

São frequentes achados de exames de ultrassom, essas bolhas geralmente não causam dor, mas podem crescer e causar desconforto e alterações estéticas. Em casos extremos podem ser removidas por cirurgia.


9. Hidrocele, acúmulo de líquido no escroto.

Os testículos naturalmente são envolvidos de pequena quantidade de líquido protetor, mas por inúmeras razões este líquido pode ser produzido em excesso e causar o acúmulo de grande quantidade de volume dentro do saco testicular. Tais casos precisam ser tratados com drenagem cirúrgica.


Embora a maioria dos casos de dor testicular sejam benignos e passageiros, sempre que o desconforto persistir por muitos dias ou a dor surgir de forma intensa com necessidade de analgésicos é recomendável procurar um urologista ou o pronto-atendimento.

99 visualizações

Copyright © 2020 EndoUro

contato@endouro.com.br

Diretor Técnico Médico - Dr. Waltamir Horn Hulse - CRM/SC 4265